|
|
|
|
|
Donazzolo, Joel; Balem, Tatiana Aparecida; Silveira, Paulo Roberto Cardoso da. |
A modernização da sociedade e da agricultura, além de artificializar a natureza, causou erosão dos sistemas de conhecimentos locais sobre as práticas de intervir e conviver com ela, os quais estão na iminência de serem perdidos, pois não fazem parte da educação das novas gerações. Na busca de sistemas de produção mais sustentáveis, há a necessidade de uma relação mais estreita com os sistemas ecológicos, dotados de uma alta complexidade, que a ciência simplificadora do modo dominante não consegue fazê-lo. Neste trabalho, abordam-se o resgate, a compreensão e o uso dos saberes tradicionais/locais como um tipo válido de conhecimento na projeção e execução de sistemas agroflorestais de produção, demonstrando seu papel imprescindível na relação mais harmoniosa... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
|
Ano: 2012 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/7980 |
| |
|
|
Balem, Tatiana Aparecida; Silva, Gustavo Pinto da. |
A Agroecologia só se concretizará como paradigma científico e de desenvolvimento quando houver profissionais formados na mesma linha. Os Institutos Federais (IFs), criados em 2008, propõem-se a uma nova institucionalidade, capacitada para promover uma política educacional comprometida com o desenvolvimento local e regional sustentável, além de delinear novas estratégias de inclusão social. Este artigo busca, através da análise documental, revisão bibliográfica e observação, analisar se a Agroecologia se apresenta como paradigma norteador do itinerário de formação dos cursos direcionados para a área rural do IFFarroupilha. Os conteúdos do PDI e os PPCs, presentes nos currículos destes cursos, demonstram certa dissonância frente aos conteúdos que regem o... |
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article |
Palavras-chave: Agroecologia; Formação profissional; IFFarroupilha. |
Ano: 2015 |
URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/16018 |
| |
|
| |
|
|
|